Você ama o seu trabalho e se sente realizado pelo que faz? Ama tanto que acaba fazendo demais e não desgruda do trabalho nem mesmo aos fins de semana? Então vem cá bater um papo com a gente. Palavra de quem também ama o trabalho e já passou por isso.
Muito se fala sobre o burnout – o famoso piripaque no jeitinho brasileiro de falar – mas o que pouco se reflete é sobre como esse é um mal que acomete também quem ama o trabalho. O adoecimento por causa do trabalho não acontece somente com quem deteste o ambiente de trabalho, tem dificuldade de lidar com as tarefas que executa e não suporta o seu dia a dia. Muito pelo contrário.
Quando o trabalho também envolve prazer e traz sentido para a rotina, é bastante comum que ele acabe ocupando uma parte grande do dia, da semana, dos fins de semana, feriados e por aí vai.
Compreender que o burnout é uma consequência direta da sobrecarga e da exaustão recorrentes é o primeiro passo para evitar esse problema.
Então, já sabe: ama o seu trabalho? Maravilha! Mas vá com calma e lembre que os momentos de repouso e distração são fundamentais na vida de todo mundo.