Quando você pensa em autocuidado o que vem à mente? Skincare, atividade física, higiene do sono, etc. O assunto autocuidado se popularizou nas redes sociais e tem sido um tema frequente em sites, revistas e rodas de conversa. O que pouco se fala é sobre a relação entre o autocuidado e o cotidiano de trabalho.
Antes de tudo, para praticar autocuidado no trabalho é importante ter um bom nível de autoconhecimento. Somente assim você saberá o que é capaz de te estimular e o que tem um efeito negativo sobre você. Por exemplo, se você costuma ter mais energia pela manhã, uma atitude de autocuidado seria concentrar as tarefas mais importantes do dia nesse período.
Ou seja, para estabelecer uma rotina com autocuidado no trabalho, você não precisará adicionar mais tarefas ao seu cotidiano. O que você precisará fazer é organizar o seu dia a dia de uma maneira que seja compatível com o seu bem estar.
Limite para quê te quero
Para começar a praticar o autocuidado consciente no dia a dia do trabalho, além de autoconhecimento você vai precisar lidar de maneira habilidosa com os seus limites e os dos colegas e gestores.
Somente você pode saber o tempo que leva para executar cada tarefa e a sensação de sobrecarga que sente em algumas situações. Por isso, somente você pode traçar as linhas dos limites no seu dia a dia do trabalho.
O conceito de limites relacionado ao autocuidado tem sido amplamente estudado por profissionais especializados em saúde mental. Para a psiquiatra Pooja Lakshmin “O autocuidado é o trabalho árduo interno de tomar decisões difíceis para si mesmo e por si mesmo… isso significa que você tem que aprender a dizer não e reconhecer que não é responsabilidade de mais ninguém dizer não por você”.
Mas, sabemos que essa seja uma tarefa difícil de ser colocada em prática no trabalho, pois não é nada simples conseguir estabelecer limites em um ambiente em que expectativas precisam ser atendidas.
Porém, nunca recusar pedidos, reuniões e novas demandas pode inviabilizar a construção do autocuidado no trabalho e só levará você ao esgotamento. Por isso, lembre-se: autoconhecimento e limites precisam ser melhores amigos da sua nova jornada de autocuidado.