Se já não bastasse ter que enfrentar a desagradável situação de estar desempregado, infelizmente muitos de nós ainda precisam lidar com os golpes existentes para quem está em busca de um emprego. Sim, é isso mesmo: existem pessoas mal intencionadas que se aproveitam da ansiedade das pessoas em conseguir uma nova oportunidade e aplicam golpes nelas.
Em 2019, o Procon de São Paulo registrou aproximadamente 1500 denúncias relacionadas a falsas vagas de emprego. Um número até baixo em relação ao total de golpes que existem no mercado. No fim das contas, esse número é irreal porque a maioria das vítimas não denuncia, por pura vergonha.
E não se engane, eles são mais comuns do que podemos imaginar. Por isso, resolvemos separar algumas dicas para te ajudar a identificar quando tem alguma coisa errada nessa história. Vamos lá?
O anúncio da vaga te direciona para um site estranho
Se você clica na vaga e o link não te direciona para o site da empresa ou uma landing page criada para a vaga, desconfie na hora. Anúncios que te levam para sites desconhecidos que nada tem a ver com a suposta oportunidade de emprego são sinais de alerta para uma cilada. Muitas vezes, esses sites são criados para pegar seus dados e depois eles te ligam para oferecer serviços e produtos.
Você se candidata e na mesma hora já recebe uma ligação
Por mais que seu currículo seja muito incrível, se você receber uma ligação logo após ter se candidatado para uma oportunidade, desconfie. Geralmente, essas pessoas ficam aguardando os candidatos surgirem para oferecer, com base nos seus dados, cursos e outros tipos de serviços relacionados a sua área de atuação. Por isso, não assine nem compre nada nesses casos.
A vaga é muito genérica
Existem muitas, mas muitas vagas mesmo por aí que possuem descrições que servem para qualquer tipo de profissional. Esse tipo de anúncio é feito para atrair os menos atenciosos e depois oferecer a eles produtos e serviços.
Você precisa pagar para participar do processo seletivo
É aqui que está um dos maiores perigos. Qualquer “contratante” que afirme que você precisa pagar para participar de determinado processo seletivo é totalmente suspeito. Se isso ocorrer, tenha certeza de que é uma fraude. Nenhuma empresa cobra taxas para que as pessoas participem de suas seleções de emprego.
É preciso pagar por um curso necessário para sua contratação
Outro grande alerta de fraude: a pessoa te liga e diz que a vaga é sua ou que você foi selecionado(a) para o processo seletivo, mas aí ela diz que para efetivar sua contratação você precisará fazer um curso pago. Se isso acontecer, não pense duas vezes em recusar, pois é uma cilada.
Te pedem informações pessoais por telefone ou WhatsApp
Nunca forneça seus dados pessoais, seja por telefone ou por WhatsApp, para qualquer suposta empresa que esteja afirmando que você foi selecionado(a) para um processo seletivo. Este é apenas um dos meios que os golpistas utilizam para obter informações suas.
Comunicação confusa e erros de digitação
Empresas sérias possuem e-mails bem redigidos e organizados. Então se você recebeu uma mensagem com muitos erros de português e de digitação ou com uma formatação estranha, ligue a luzinha de alerta. Há grandes chances de esta ser uma oportunidade falsa.
O que fazer caso surja a desconfiança?
Caso você veja um anúncio de emprego e desconfie de sua veracidade, você pode seguir as seguintes instruções para verificar sua autenticidade:
- Busque pelo nome da empresa na internet e verifique se ela realmente existe;
- Se ela de fato existir, entre em contato por meio dos seus canais de comunicação e confirme as informações sobre o processo seletivo;
- Pergunte o nome e o sobrenome destes supostos recrutadores e faça uma pesquisa para verificar se eles realmente existem e se fazem parte da empresa que dizem trabalhar;
- Empresas sérias não usam nomes, remetentes ou fotos de perfil que não sejam profissionais para entrar em contato. Geralmente, o e-mail é nomedapessoa@nomedaempresa.com.br;
- Pergunte como a pessoa conseguiu o seu contato. Caso a resposta não seja convincente nem coerente, insista na pergunta.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar a não cair em nenhum golpe e que, caso você esteja em busca de um novo emprego, que o consiga logo!
Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!