Skip to content
  • menu
  • login

Como lidar com a síndrome do impostor

síndrome do impostor

Você já se sentiu incapaz de executar alguma função corriqueira do seu trabalho? Já sentiu muito medo de cometer algum erro ou sentiu que não é merecedor de tudo o que alcançou? Isso acontece bastante, muita gente começa a se questionar se chegou onde chegou por sorte, por ajuda de alguém ou qualquer outra coisa, todos fatores entram na equação, menos o mérito.

Nesses casos, é possível até que essas pessoas tenham dificuldade em aceitar elogios ou em ser parabenizadas por um trabalho que foi bem executado. Se isso ocorre com você, é bem provável que esteja sofrendo da síndrome do impostor.

Mas que danado é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor nada mais é do que um sentimento de não merecimento, é uma dúvida sobre si próprio que aparece quando a gente não consegue valorizar nossos talentos e qualificações. Como foi dito no início do texto, é uma ideia de que você chegou onde está por qualquer motivo, menos por merecimento. E isso pode acontecer conosco em qualquer momento da nossa vida.

síndrome do impostor

Alguns estudos já chegaram à conclusão de que a síndrome do impostor tem maior incidência em determinadas etnias e gêneros, mas esse não é o ponto da nossa conversa. A ideia aqui é dar algumas dicas para que você possa lidar melhor com esse problema.

 

Complicações

Embora a síndrome do impostor não seja considerada um diagnóstico oficial no manual da Associação Psiquiátrica dos Estados Unidos, ela pode prejudicar muito nossa carreira. Ela pode ser, inclusive, a porta de entrada para outros transtornos como a ansiedade e a depressão.

Além disso, esse problema é um grande limitador, pois impede que a gente consiga alcançar nosso potencial completo. Por exemplo, uma grande oportunidade de emprego, num grande cargo, pode acabar surgindo e, por conta da síndrome do impostor, a gente pode acabar se autossabotando, acreditando que não somos capazes ou merecedores de assumir tal cargo. E acredite: isso é bastante comum.

Mas, afinal, o que pode ser feito para vencer a síndrome do impostor? Vamos descobrir agora!

 

Registre suas conquistas

Uma ótima maneira de te lembrar e fixar na sua mente que você é merecedor de tudo o que conquistou, é anotar em algum lugar as suas vitórias, prêmios e realizações. Pode ser num diário, numa cartolina, no espelho do banheiro, em qualquer lugar, o importante é que seja num lugar visto regularmente. Quando a dúvida bater, é só ir lá e revisitar o rastro das suas conquistas.

escrever

Fale

Falar sobre a síndrome do impostor com alguém ajuda bastante. Não precisa ser um profissional, você pode conversar com um amigo ou um familiar. Além disso, crie o hábito de falar sobre suas conquistas com confiança e conforto. Quando falamos algo em voz alta, gravamos aquela ideia com mais facilidade em nossa mente.

 

Desafie-se, mas seja gentil

Todo mundo em algum momento da vida comete algum erro. Profissionais experientes também ficam ansiosos e com medo de falhar, isso é normal. Quando isso acontecer, desafie sua mente a não ligar esses fatos ao fracasso, mas sim a uma banalidade.

Além disso, fale consigo mesmo do jeito que falaria com um amigo. Nós costumamos ser mais cuidadosos e gentis com os outros do que com nós mesmos. Não seja duro demais com você, não se cobre demais.

 

Lembre-se do que você fez

Quando você duvidar do seu merecimento com relação às suas conquistas, relembre todo o caminho que percorreu para alcançar o que alcançou. Revisite todos os passos que você deu e que confirmam que você é merecedor das suas conquistas. Estamos em constante batalha com nós mesmos, por isso precisamos quebrar esse ciclo de pensamentos negativos e assumir as rédeas da situação.

you can do it

Sonhe alto

Faça uma lista das coisas que você deseja conquistar. Sinta-se livre para colocar coisas grandes, você é capaz de qualquer coisa, desde que acredite nisso. Em seguida, identifique os medos que te impedem de alcançar o que você quer. Após identificá-los, busque argumentos que eliminem esses medos. Tem medo de fracassar? Todos têm, porém, o que irá te diferir dos outros é a capacidade de agir diante do medo. É o famoso “vai com medo mesmo”.

Ah, a cada conquista, lembre-se de registrá-las lá naquele lugar que falamos lá em cima, que pode ser um diário, uma cartolina, um espelho, enfim… no seu “diário” de conquistas. Feito isso, é só repetir em loop todas nossas dicas. Se fizer isso, com certeza a incidência desse tipo de pensamento irá diminuir com o tempo.

 

E aí, gostou do conteúdo? Compartilhe com algum amigo que tá precisando ler essas dicas e continue acompanhando nosso blog.

 

veja também:

  • agradeça a quem você se sente grato
  • como estimular a motivação?
  • propósito: você sabe onde quer chegar?

 

outros posts

3 sinais que só quem realmente gosta do trabalho vai identificar na rotina

Por que o Recife Antigo é o m² mais tech do Recife?

3 vantagens de trabalhar no Recife Antigo

Facebook Instagram Linkedin Whatsapp

AFLITOS
(81) 2011-0008

BOA VISTA
(81) 2011-0008

BOA VIAGEM 
(81) 3427-8709

CARUARU
(81) 2011-0008

ILHA DO LEITE
(81) 3132-7484

RECIFE ANTIGO
(81) 2011-0008

VÁRZEA
(81) 3132-7484

news

© Todos os direitos reservados.

política de privacidade

quero um HUB para

  • mim
  • 2 ou 6
  • gente que só

e ainda mais...

  • Caixa Postal
  • Estação Fixa
  • Sala Privativa
  • Salas de Reunião
  • Membership
  • Passaporte Plural
  • Eventos
  • Sobre
  • Blog
  • Login
  • Localização
  • Contato

any, ué!

AFLITOS
(81) 2011-0008

BOA VIAGEM 
(81) 3427-8709

BOA VISTA
(81) 2011-0008

CARUARU
(81) 2011-0008

ILHA DO LEITE
(81) 3132-7484

RECIFE ANTIGO
(81) 2011-0008

VÁRZEA
(81) 3132-7484

Facebook Instagram Linkedin Whatsapp