Uma pergunta de ouro, sabemos. Mas se você parar para pensar bem, rapidamente vai saber a resposta. Imagine um lugar com dezenas de pessoas semelhantes, que tiveram uma formação parecida, que compartilham hábitos e gostos em comum. É esperado que essas pessoas pensem de maneira parecida.
Agora faça o exercício oposto e imagine um local diverso, com pessoas que têm trajetórias diferentes, gostos diferentes, aspirações diferentes… Essas pessoas certamente também enxergam o mundo e pensam de modo diferente. É daí que nasce a inovação.
Uma pesquisa feita pela McKinsey & Company, especialista em consultoria empresarial, analisou dados de 1007 companhias em 12 países. Os resultados reforçam a ligação entre diversidade e desempenho financeiro das empresas.
O estudo analisou a diversidade a partir da identidade de gênero, etnia e cultura. O levantamento mostrou que as empresas com baixo percentual de diversidade — em qualquer uma das categorias — têm um desempenho quase 30% abaixo da média quando comparado a outras empresas do mesmo segmento.
O conjunto de dados analisados mostra também que a diversidade de gênero tem se tornado ainda mais relevante a cada ano.
Em 2014 as equipes com mais diversidade de gênero nas lideranças tinham 15% mais probabilidade de obter lucro acima da média. Em 2017 esse número saltou para 21%.
Dados da Organização Internacional do Trabalho também reforçam que a presença de mulheres nas lideranças é sinônimo de mais lucratividade. Das 13 mil empresas entrevistadas em 70 países, 75% afirmaram que iniciativas em favor da diversidade de gênero contribuíram para aumentar a lucratividade dos negócios.
Acorda, mercado
Mesmo com todos esses indicativos, o mercado brasileiro parece não reagir. No país as mulheres estão em apenas 38% dos cargos de liderança, ficando atrás da África do Sul (42%), da Turquia (40%) e das Filipinas (39%).
Por aqui, temos orgulho de dizer que estamos afinados com a diversidade e não somente por uma questão de lucratividade, mas por entender que mulheres e homens podem e devem desempenhar os mesmos cargos, com a mesma capacidade. Todas as unidades do Hub Plural são gerenciadas por mulheres. Além disso, elas são maioria em diversos setores como o financeiro, por exemplo.
Um mundo mais plural tem mais mulheres em postos de trabalho e cargos de liderança. Aposte nessa ideia!