Quando você vai negociar um novo contrato de trabalho, o que coloca em questão? Se você respondeu apenas o pagamento, então esse artigo é para você. Em tempos de relações de trabalho cada vez mais fluidas e dinâmicas, mais acordos precisam entrar nas negociações.
Afinal, se antes a carga horária de trabalho e a disponibilidade eram pré-estabelecidas, agora muitos contratos quebram essas regras a depender da demanda e do serviço prestado.
Quando falamos em tempo de trabalho, estamos falando sobre a carga horária dedicada ao cumprimento de demandas, mas também estamos falando sobre o tempo dedicado às reuniões, respostas em emails, whatsapp, asana, trello, enfim, nos meios que você utiliza para se comunicar com o contratante e as pessoas da equipe.
Se desconectar se tornou uma necessidade urgente no mundo do trabalho porque o whatsapp gerou uma espécie de disponibilidade full time que é adoecedora. Prova disso é o aumento exponencial de casos de síndrome de burnout nos últimos anos.
Um levantamento da International Stress Management Association feito em 2022 revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos da doença.
“Falhamos na hora de priorizar as coisas mais importantes, porque preferimos manter as aparências externas do que o bem estar que só uma consciência descansada pode entregar”, explica o ex-executivo do Facebook Califórnia e atual professor da Fundação Dom Cabral, Wesley Barbosa.
Ou seja, estabelecer regras sobre o tempo dedicado ao trabalho se tornou uma necessidade urgente. Confira algumas dicas para fazer isso de maneira eficaz e simples.
3 dicas para negociar o tempo nas relações de trabalho
- reunião de alinhamento
Para conquistar mais liberdade com o seu tempo e organizar as demandas entre a equipe, faça uma reunião de alinhamento no período que for mais conveniente para o tipo de trabalho desempenhado. Essa reunião precisa ter um dia e horário fixo, assim todos se programam para estarem disponíveis no momento certo. Para algumas equipes, uma reunião diária rápida pode funcionar, para outras uma reunião semanal mais longa é mais eficaz.
- use meios de comunicação assíncrona
Plataformas como o spark, trello e asana, são excelentes aliadas quando o assunto é comunicação assíncrona e gerenciamento de tempo. Crie métodos e fluxos de trabalho que funcionem de maneira assíncrona e constante.
- estabeleça limites
Se você trabalha com uma pessoa que insiste em se comunicar com frequência excessiva no whatsapp, por exemplo, você pode deixar claro que responderá apenas em horário comercial. Aqui o importante é negociar o tempo de disponibilidade de uma maneira que funcione para o trabalho desempenhado e para você.