Temos um convite para te fazer: bora fazer gestão de autocuidado? A ideia aqui é adotar métodos da gestão de carreira para transformar a saúde em uma prioridade na sua vida.
Mas vamos por partes [rebobina essa fita aí e saca só]: gestão de carreira nada mais é que planejar o seu crescimento profissional. Em outras palavras, gerir a sua carreira é saber onde você quer chegar e quais são as metas que precisam ser alcançadas até você chegar a um objetivo. Olhar para a trajetória de pessoas que você admira e tomar como inspiração pode ajudar no seu processo.
Mas e como eu vou fazer isso com a minha vida cotidiana/saúde? Aqui está o pulo do gato!
O nosso cérebro funciona com recompensas. O tempo todo ele quer ser recompensado pelo que fazemos. Então, para conseguir estabelecer uma rotina saudável é importante associar atitudes saudáveis com recompensas que façam sentido para você, a recompensa pode ser simplesmente o bem estar? Claro que pode! Mas talvez nos primeiros dias você precise de um empurrãozinho a mais até transformar o objetivo em um hábito realmente.
Sistemas x Objetivos: a batalha final
A dica aqui é pensar nos objetivos e criar pequenos sisteminhas para dar conta deles. Se você quer ler um livro em um mês, então veja quantas páginas o livro tem e divida pela quantidade de dias que você vai ler. Em seguida, estabeleça com você mesmo um acordo de que lerá no momento x do seu dia, como tomando o seu café da manhã, por exemplo.
Quando a gente transforma grandes metas em pequenos sistemas que fazem parte do dia a dia, fica mais fácil conquistar os objetivos. Isso vale para a carreira, e vale para a vida.