O mercado de trabalho significa uma verdadeira conquista para as mulheres, mas nós sabemos que a presença feminina no mercado de trabalho é importante para o próprio mercado que se tornou mais diverso, competitivo e completo com a presença das mulheres.
É estranho pensar que até a década de 1970, as mulheres eram minoria absoluta entre os empregos formais e que costumavam ocupar apenas alguns tipos de funções relacionadas ao ensino, à costura e ao cuidado.
Mas esse jogo virou e agora elas ocupam também cada vez mais cargos de liderança e fazem a diferença no mundo corporativo. Aqui nós listamos 3 insights que mostram como o futuro do mercado de trabalho é feminino. Vem ver.
1 – Elas são maioria nos cursos de pós-graduação
No Brasil, as mulheres são maioria entre as professoras universitárias, pesquisadoras e profissionais matriculados em cursos de especialização.
2 – Liderança assertiva
Pesquisas mostram que a liderança feminina gera um resultado operacional 48% maior. Para entender, basta pensar que para além da checagem do trabalho e de delegar tarefas, o significado de liderança do futuro é cada vez mais relacionado à capacidade de inspirar os funcionários, fazer com que se sintam estimulados e reconhecidos. Se liderar é o desafio de entregar resultados priorizando sempre a jornada das pessoas nas empresas, as mulheres devem sair cada vez mais na frente.
3 – Soft Skills
O termo que está fazendo sucesso no linkedIn e nas entrevistas de emprego é usado por para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas. Ou seja, não basta ser bom no trabalho, é preciso ir além e o modo como interagimos com outras pessoas ou como gerimos o nosso tempo, por exemplo, são habilidades cada vez mais fundamentais. E quando o tema é Soft Skills, não tem pra ninguém. As mulheres saem na frente, mais uma vez.