Por mais que você tenha um plano de negócio bem elaborado, ela nunca irá seguir exatamente todas as expectativas que você tem. Não importa se seu planejamento é extenso, se você possui dezenas de planilhas de projeção e uma definição detalhada de persona, pois, infelizmente, quando vamos a campo a história é outra. Treino é treino e jogo é jogo.
Diante dessa realidade, não é incomum que, com os feedbacks enviados pelo mercado, precisemos transformar nosso negócio como um todo. Às vezes, para que nossa empresa sobreviva, precisamos redirecionar toda nossa estratégia. E o apelido dado pelo mercado a esse tipo de mudança é “pivotar”. Ele deriva da posição do basquete, pivô, que tem como função girar e mudar a direção do ataque.
Até o Instagram já pivotou
Você sabia que o Instagram não surgiu com este formato que conhecemos hoje? O app surgiu de um serviço chamado Burbn, um aplicativo de check-in baseado em localização. Quando seus fundadores notaram que o recurso de compartilhamento de imagens estava se tornando muito popular em relação às outras funcionalidades, a empresa decidiu concentrar toda sua energia em fotos, curtidas e comentários. Dessa maneira, o negócio mudou de nome e se tornou essa empresa gigante que conhecemos hoje.
E como saber se é hora de pivotar?
Às vezes, um único recurso do seu negócio se destaca bem mais do que todos os outros, assim como aconteceu com o Instagram. Se esse for o caso da sua empresa, você não deve titubear na hora de pelo menos estudar se vale a pena dedicar todos seus esforços neste recurso. O mundo nos dá feedbacks constantemente, nos mostrando para onde devemos seguir e qual a maneira mais inteligente de trabalharmos. E, por vezes, isso pode significar redirecionar todo o seu negócio para uma única funcionalidade existente nele.
Além disso, se você não consegue enxergar progresso algum na sua empresa, mesmo depois de ter colocado muito esforço e dinheiro nela, é bom parar e analisar se não vale a pena recalcular sua rota. Faça uma análise imparcial, sem acomodação e sem emoção, e veja quais pontos poderiam estar tendo melhores resultados. Veja o que pode ser cortado, quais pontos estão sobrecarregando seu negócio financeiramente e onde você pode chegar caso tenha a verba do corte desses recursos disponível.
Neste momento, é muito importante que você não tenha apego à ideia original e analise friamente porque o mercado não está respondendo bem às suas expectativas iniciais. Talvez seu público não esteja sendo fisgado pela sua mensagem ou talvez eles ainda não estejam dispostos a pagar o que você está cobrando. As possibilidades são muitas.
E a concorrência?
Se os seus concorrentes estão dominando o nicho e o mercado que você está inserido está extremamente saturado, com players muito grandes que estão tornando a competição “desleal”, talvez seja melhor você repensar a ideia do seu negócio. Não adianta nadar contra a maré, nesse tipo de situação, o melhor a se fazer é se reposicionar e estudar em quais nichos você pode se destacar.
Antes de tudo, acalma esse coração
Essa é uma decisão muito importante para os rumos da sua empresa, por isso precisa ser tomada após muita reflexão e análise. Nunca decida fazer isso no calor da emoção. Pivotar seu negócio dará muito trabalho, pois exigirá o recomeço de muitas coisas. Além do mais, não encare esse momento de transição como um fracasso, mas sim como um aprendizado que fará você e sua empresa crescerem.
Após refletir bastante e analisar todas as possibilidades, você irá saber se vale a pena continuar nos modelos atuais ou redirecionar. É importante que você não se esquive nem fique adiando esse momento de reflexão. O sucesso do seu negócio depende disso.
Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog!