Durante a pandemia, os meios de entretenimento ficaram bem limitados. Demos adeus a shows, baladas, festivais, cinemas por um tempo, teatros, ir ao estádio assistir a um jogo ou ginásio assistir a uma luta. Dessa maneira, o caminho mais natural seria nos entretermos com programas caseiros, como assistir séries, filmes e lives musicais, por exemplo. Mas nessa briga por nossa atenção, quem será que está em primeiro lugar? A resposta, que já está em nosso título, é bem óbvia: o streaming tá dominando tudo!
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, a pandemia alterou alguns de nossos costumes culturais. Mas não se engane, o streaming já vinha numa crescente, o que aconteceu é que o distanciamento social fez com que bem mais pessoas optassem por ele em vez de correrem para a TV fechada.
Vamos falar em números?
A pesquisa constatou que 66% dos entrevistados pagam por serviços como Amazon Prime Video e Netflix, enquanto apenas 40% afirmam ter assinaturas de TV fechada. Quando separamos por classe social, essa disparidade na classe B aumenta ainda mais, onde 75% dos entrevistados dizem pagar por serviços de streaming, enquanto 44% pagam por TV à cabo.
Na classe A, a diferença cai um pouco: 71% possuem TV por assinatura e 87% fazem uso de serviços de streaming. O estudo justifica essa menor disparidade na classe A por existir uma forte tendência de as pessoas desse recorte assinarem ambos os serviços. Já na classe C, a diferença volta a crescer: 52% dos entrevistados assinam streaming, enquanto apenas 27% possuem canais fechados.
O que isso quer dizer?
Segundo Daniela Malouf, diretora geral do Instituto QualiBest, “a pesquisa aponta para um fenômeno fundamental que estamos vivendo hoje, em que o consumidor está claramente mais disposto a pagar por um serviço de streaming do que por uma assinatura de TV – e por vários motivos: além de serem multitelas, as plataformas oferecem uma flexibilidade de assistir filmes e séries muito maior do que a televisão. Essa é uma vantagem fundamental que elas possuem e que, por isso, devem mantê-las na frente da concorrência por muito tempo”.
É importante destacar que, além de termos marcas como Netflix, Prime Video e Apple TV+ em alta, temos visto cada vez mais concorrentes surgirem no mercado, como o Paramount+ e o Disney+, o que faz com que o interesse das pessoas por esse modelo de entretenimento cresça ainda mais. A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2020 e março de 2021, logo após o Disney+ estrear no Brasil, em novembro do ano passado.
E você, faz parte dessa parcela do público que prefere streaming a TV fechada?