Imagine a seguinte situação, você conhece uma pessoa e ela te pergunta o que você faz, o que você responderia?
Provavelmente a sua profissão é uma das primeiras coisas que você diria, certo? Isso porque o trabalho ocupa boa parte da nossa vida. O seu trabalho certamente não te define, mas ajuda a dizer muitas coisas sobre você e sobre os seus valores.
Ou seja, a sua carreira precisa fazer sentido para você e para mais ninguém. Porque, veja bem, você não vai poder culpar ninguém se por acaso as coisas não derem certo. Além disso, você tem a liberdade de construir um cotidiano que faça sentido para você.
Para ir além e te ajudar nesse processo, construímos 3 passos para você começar a construir uma carreira que faça sentido para você. Confira.
Passo 01: antes de tudo, faça uma boa análise!
E não estamos falando que você deve ir para o divã. Freud que nos desculpe!
Mas analisar o quê? Analisar você mesmo, ué! Quais as suas principais características? Você é uma pessoa comunicativa ou introspectiva? Quais as suas habilidades que podem te ajudar a pensar na sua vida profissional? E quais as dificuldades?
Às vezes alguns incômodos aparecem no dia a dia e a gente acaba não dando a devida atenção, mas eles podem trazer respostas importantes sobre a nossa conexão com o trabalho que estamos fazendo.
Passo 02: Feito é melhor que perfeito. Sempre!
Tudo começa com um primeiro passo. Se o seu objetivo é se tornar referência no tema x, comece a escrever no lInkedin sobre o tema. Não deixe para fazer isso com argumentos de que só vai começar a opinar e compartilhar o que pensa quando já estiver em Y cargo, por exemplo.
Pequenas ações cotidianas vão levar você para frente e te colocar mais perto do seu objetivo. Lembre sempre: se estiver com medo, vai com medo mesmo. Quando não paralisa, o medo nos impulsiona.
Passo 03: Seja crítico
Isso não significa que você vai criticar o seu trabalho ou ser pouco receptivo ao seu dia a dia. Significa apenas que você fará uma reflexão crítica sobre o seu cotidiano com uma certa frequência.
Afinal, nós mudamos ao longo da vida e o que fazia sentido 5 anos atrás, pode não fazer mais sentido hoje. Ter um senso crítico sobre a sua rotina e o seu trabalho vai te ajudar a estar atento ao que realmente faz sentido. Somente assim você estará mais perto de um cotidiano de trabalho que reflita os seus valores e o que você quer cultivar no seu dia a dia.