Imagine a seguinte situação: você não pode escolher o jogo. Você não pode escolher as regras. Mas pode escolher como vai jogar. E isso pode te ajudar a pensar nos seus negócios e no seu modo de liderar.
O livro Jogos Infinitos de Simon Sinek, fundador da Start With Why, instituição dedicada a produzir ferramentas e recursos para inspirar as pessoas, fala sobre como não existem vencedores e perdedores nos negócios e na vida. Apenas existem pessoas com a mentalidade finita e aquelas que se arriscam em um modo infinito de agir e pensar.
O argumento é simples e os ensinamentos complexos: embora você tenha metas de vida, a vida não tem linha de chegada. Você está o tempo todo jogando e sendo convocado a jogar.
Grande parte das empresas enfrentam dificuldades justamente por isso. Porque os seus líderes estão participando de um jogo infinito com uma mentalidade finita.
E sabe o que diferencia esses líderes?
A capacidade de inovar ou de investir em inovação.
É óbvio pensar que ao longo da história da humanidade os benefícios do pensamento infinito são muitos, desde a ascensão de grandes sociedades aos avanços na ciência e na medicina.
Tudo que foi criado na humanidade e gerou desenvolvimento foi pensado antes por alguém e, mais do que isso, essa ideia encontrou uma pessoa disposta a apostar nela.
Líderes que abraçam a mentalidade infinita têm empresas mais fortes, inovadoras e inspiradoras.
São esses líderes que nos guiarão em direção ao futuro.
Quer saber mais sobre carreira? Aqui você encontra um conteúdo sobre as tendências de carreira para 2022. Confira.