Você é daqueles profissionais que possuem a #produtividade tatuada na alma? Cuidado, tudo demais tem limite. Sim, o nosso corpo é uma máquina maravilhosa, que consegue ser levado a extremos sem que tenhamos consequências graves. Mas apenas por um tempo. Quando essa forçação de barra se torna um hábito, a máquina pode tiltar. Se não a pararmos por bem, cedo ou tarde ela irá parar por mal.
Ter um tempo para si não é sinônimo de “vida ganha”, de fraqueza ou preguiça, é ter amor próprio. Muitos profissionais romantizam a ideia de que para alcançarmos o sucesso precisamos trabalhar excessivamente, entrar pela madrugada indo atrás dos nossos objetivos e tornar o horário de trabalho um termo a ser ignorado, porque toda hora é hora de trabalhar.
Mas se tem uma coisa que nunca está certa é a tal da generalização. Às vezes, precisamos, sim, passar do horário. Em alguns momentos, surgem urgências que nos obrigam a trabalhar no fim de semana e outras que nos fazem ignorar o horário de largar e virar a noite criando apresentações ou concluindo relatórios. Faz parte. Mas essa não deve ser a regra.
Pegue leve com você
Você já viu seus colegas de profissão virando noites ou trabalhando nos fins de semana e ficou se sentindo mal por conta disso, mesmo sabendo que não tem obrigação de fazer o mesmo?
Pode até não ter acontecido com você, mas isso é mais comum do que podemos imaginar. Por vezes, o mercado de trabalho faz com que a gente se culpe por coisas que não deveríamos. A cultura do workaholic nos faz pensar que deveríamos trabalhar mais e descansar menos, mas não é bem assim que as coisas funcionam.
Você não precisa pegar tão pesado com você, você precisa do seu tempo. Cada um funciona à sua maneira e tem o seu próprio ritmo. E você precisa respeitar os limites que o seu corpo e sua mente possuem. Ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para que ambas as partes andem de forma efetiva.
Seu valor vai bem além da medida das horas trabalhadas. Não precisa ser uma competição. Só você conhece as dores e as felicidades de ser quem você é. Então também não permita que os outros te julguem por isso.
Sinais de que você precisa descansar
Como sabemos, nosso corpo fala. E como fala! Por vezes, ele grita e nós não os damos ouvidos. Mas para te ajudar a mudar essa realidade, separamos alguns sinais de que você precisa parar um pouco de trabalhar e dedicar um tempo para si. Confira!
Você não aguenta um dia sem estimulantes
Se não rolar um cafezinho, um energético, muito açúcar, tabaco ou qualquer outro tipo de estimulante o dia não flui de jeito nenhum? Muita atenção! Por serem soluções temporárias que maquiam a realidade, a longo prazo elas podem acabar piorando a situação.
Você tem dificuldade para manter sua concentração
Seja por cansaço ou por nenhum motivo aparente, se você não consegue manter sua concentração por muito tempo numa atividade, é bem provável que esta seja uma ótima hora para dar uma parada. Este é um sinal de que você está trabalhando com poucas reservas de energia.
Você está sempre pensando no trabalho
Apesar do cansaço e de estar fora do seu horário profissional, você não consegue “desligar” sua cabeça do trabalho. Na verdade, você se sente culpado por não estar utilizando aquele tempo para fazer “algo produtivo”. Se você se identifica com essa situação, fique atento, pois esse é um sinal de que você precisa de um tempo para se desconectar um pouco da sua vida profissional.
Mau humor frequente
Quando estamos muito cansados, ficamos muito mais propícios a ficar de mau humor. Se constantemente você passa o seu expediente irritado, sendo desagradável e cínico, sem intenção, é hora de dar uma pausa.
Você comete cada vez mais erros
Todos nós estamos sujeitos a cometer erros no trabalho, é comum. Mas quando isso passa a acontecer com muita frequência, é hora de ligar o sinal de alerta. Principalmente se são erros bobos, que você não cometeria em condições normais. Por mais que eles possam surgir inicialmente em situações mais bestas, se você não descansar, esse quadro pode evoluir e fazer com que algum erro grave ocorra.
Você tem dificuldade para lembrar de informações
Se você tem notado que está se esquecendo facilmente de coisas básicas como onde deixou suas chaves ou algum ingrediente daquela receita que faz sempre, fique atento. Muito provavelmente você está precisando de um descanso para reiniciar sua mente.
Dicas anotadas? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que, de alguma forma, ele te ajude a ter uma vida mais equilibrada!
veja também: