Pular para o conteúdo
  • menu
  • login

Produtividade no trabalho: o que atrapalha diretamente?

produtividade no trabalho

Redes sociais, mensagens superficiais no WhatsApp, pausa para o cafezinho, internet lenta e fofocas são alguns entre tantos exemplos de atitudes negativas que podem afetar a produtividade no trabalho.

Diante de uma realidade altamente informativa e com rapidez nas mensagens, é preciso muito foco para não cair nessas armadilhas. De olho em seu rendimento, elaboramos este post mostrando comportamentos que podem ser verdadeiros inimigos no dia a dia. Confira!

O que influencia na produtividade no trabalho? 

Certamente, você já ouviu falar sobre um tripé que norteia qualquer negócio: redução dos custos, otimização do tempo e aumento da produtividade. Mas, pensando no rendimento, será que ele está ligado com o tempo ou resultados? 

Ao contrário de décadas passadas, a dinâmica agora é bem diferente: quem se concentra e tem disciplina no que faz, consegue obter uma produtividade muito melhor.

E mais: é preciso priorizar rotinas saudáveis, mantendo o equilíbrio tanto na vida pessoal quanto profissional. Portanto, o que influencia na produtividade no trabalho é a atenção plena, a motivação e a organização para cumprir os prazos.

Além disso, não podemos deixar de lado aspectos altamente positivos, tais como:

  • Ambientes Inspiradores;   
  • Equipe motivada;
  • Uso da tecnologia;
  • Qualidade de vida;
  • Valorização do ser humano;
  • Espírito colaborativo;
  • Equilíbrio em todas as áreas da vida.  

Afinal, quem vive estressado ou ocupado demais acaba centralizando as atividades, tornando-se uma pessoa solitária ou até mesmo com diversos problemas de saúde.

Atualmente, a ciência já revelou que tudo em excesso faz mal, inclusive existe uma doença muito comum no ambiente de trabalho: a síndrome de burnout.

Com isso em mente, saiba que as consecutivas horas de trabalho nem sempre são sinônimo de alta produtividade, pois podem influenciar na falta de constância. 

Por isso, é importante o profissional manter-se equilibrado, conciliando as atividades laborais com atitudes saudáveis. Entre elas, estão a atividade física, momentos com a família, lazer, enfim, é preciso se desconectar diante de uma realidade altamente conectada.

Assim, produtividade no trabalho significa fazer mais em menos tempo, mas sempre com qualidade. E, para chegar a esse estágio, é preciso estar bem consigo mesmo e com as pessoas ao redor. 

Qual a importância de priorizar a produtividade? 

Ao priorizar a produtividade, o profissional consegue se sentir melhor, mais motivado e com estímulos para continuar nessa trilha.

Dessa forma, a cadeia produtiva sai beneficiada, pois o sentimento de dever cumprido estará por todos os lados. Ganha a empresa, o colaborador, os líderes, enfim, a roda gira positivamente.

Consequentemente, há inúmeros aspectos positivos, como o aumento da rentabilidade, melhor aproveitamento do tempo, redução dos custos, confiabilidade, harmonia no ambiente de trabalho, um espírito humanizado e colaborativo. 

Priorizando a produtividade, o profissional estará em uma escala ascendente, ou seja, sempre em busca de melhorias em suas maneiras de pensar e agir.

O que atrapalha a produtividade no trabalho? 

Agora chegamos a um tópico alarmante: inúmeras situações e problemas afetam negativamente a produtividade em um ambiente de trabalho. Dentro desse cenário, elencamos alguns aspectos que merecem a sua atenção. Vamos a eles! 

Desorganização

Independentemente de quanto tempo você se dedica ao trabalho por dia, é preciso ter organização na gestão para não se dispersar.

A desorganização é o oposto do planejamento e atrapalha imensamente na produtividade, pois atrasa os processos.

E esse problema pode começar muito antes da sua chegada ao trabalho. Pessoas que são desorganizadas consigo mesmas acabam levando esse defeito para o ambiente laboral.

E é fácil constatar essa realidade: as mesas ficam lotadas de objetos, o profissional está sempre apertado com os prazos, reclamando, enfim, a desorganização fica bem nítida. 

Falta de capacidade para tomar decisões

Um comportamento bem negativo e que está nitidamente sintonizado com a queda no índice de produtividade é a dificuldade para tomar decisões.

Trata-se de um traço que revela muitas deficiências no profissional, como ausência de assertividade, sem falar nas ações impulsivas.

Quem enfrenta esse dilema geralmente tem dificuldade para se concentrar, raciocinar com lógica e acaba gerando inúmeros tipos de conflitos no dia a dia corporativo. 

Distrações 

Eis um dos principais problemas da atualidade. Afinal, o que não faltam são distrações que nos levam à perda de atenção, como as famosas redes sociais.

E aqui entra até mesmo o WhatsApp, caso não esteja sendo utilizado para auxiliar no trabalho.

Afinal, manter meios de distrações abertos em seu computador, incluindo Instagram ou Facebook, podem ser grandes atalhos para queda na produtividade.

Procrastinação  

Deixar para amanhã o que pode ser feito hoje é uma atitude que se torna cumulativa, atrasando a rotina em qualquer atividade.

Além disso, quem pratica a procrastinação acaba se viciando em outros maus hábitos, virando um escravo do tempo. A pessoa fica sempre preocupada, estressada e com os batimentos cardíacos acelerados.

Multitarefas 

Quem traz para si diferentes tipos de tarefas pode ter um sério problema de produtividade no trabalho. Isso porque a pessoa se torna centralizadora e ainda fica estressada constantemente. 

Delegar tarefas é uma atitude de quem acredita no time e está focado em melhores resultados, sempre valorizando a equipe.

Excesso de reuniões 

Apesar de serem importantes, muitas reuniões podem tirar o foco do time. Afinal, elas necessitam de tempo e, muitas vezes, o que é falado acaba não sendo cumprido.

Portanto, priorize reuniões pontuais e com objetivos bem claros, sempre com transparência e objetividade.

Estresse

Como já citado anteriormente, o estresse está na raiz da produtividade ineficaz. Afinal, quem faz muitas coisas ao mesmo tempo, dificilmente entrega alguma tarefa com qualidade. 

Dessa maneira, não são incomuns os retrabalhos, aumentando o nível de tensão, com danos não só financeiros como emocionais.

Comunicação ineficiente 

Empresas que falham na comunicação são frequentemente mal avaliadas pelos colaboradores, com impactos negativos em todas as esferas da cadeia produtiva.

Com isso em mente, procure sempre ser bem comunicativo e transparente nas decisões, mantendo o time informado. Assim, os profissionais se sentirão valorizados.

Como tornar o trabalho mais produtivo? 

Agora chegamos a um ponto que inverte as deficiências descritas acima. De olho em uma produtividade no trabalho que traga bons resultados, vamos elencar algumas dicas que merecem a sua atenção.

Ambientes organizados e com fácil acesso a tecnologia, sempre com máquinas e internet de qualidade, contribuem com a produtividade.

Dentro dessa dinâmica, o planejamento deve sempre entrar na pauta, norteando as decisões.

Vale a pena contar com parceiros que contribuem com essa evolução, como espaços de coworking, onde as ideias fluem e a tecnologia trabalha a favor. 

Nas horas em que você estiver plugado no trabalho, evite ao máximo o acesso às redes sociais ou conversas paralelas. Foque no que você esteja fazendo e deixe esses momentos para o lazer. 

Ao se deparar com um projeto que deve ser finalizado a longo prazo, trace metas diárias, sempre conciliando com suas tarefas da vida pessoal.

Estabeleça prioridades no seu dia a dia, começando pelos compromissos urgentes. E mantenha a equipe bem informada. 

Dentro disso, conte com a tecnologia para não se dispersar, utilizando calendários, planilhas e ferramentas de otimização do tempo. Assim, a produtividade no trabalho estará em um patamar digno de nota 1000.  

Viu como cada profissional é responsável pela qualidade no trabalho? E você, quer melhorar o seu ambiente de produção? Então venha nos conhecer!

outros posts

produtividade no trabalho

Produtividade no trabalho: o que atrapalha diretamente?

profissional liberal

Quem pode ser profissional liberal? Tire suas dúvidas!

Age Friendly: a nova tendência do mundo corporativo

Facebook Instagram Linkedin Whatsapp

AFLITOS

BOA VIAGEM

CARUARU

FORTALEZA

ILHA DO LEITE

PETROLINA

RECIFE ANTIGO

VÁRZEA

news

© Todos os direitos reservados.

política de privacidade